1. Implementação da Estratégia de Sustentabilidade, em estreita colaboração com a empresa
- Trabalho lado a lado com os principais stakeholders como a administração da empresa e os responsáveis pelos departamentos envolvidos.
- Partilha e inclusão no sentimento de importância da estratégia para conseguir o comprometimento com a sua execução e sucesso.
Assim conseguimos aferir qual será o ponto de partida.
2. Apresentação de plano de Marketing focado na Sustentabilidade empresarial
- Envolvimento da equipa de marketing para o desenvolvimento de um plano de promocional para as iniciativas sustentáveis da empresa.
- Enfoque no valor agregado à marca pelas iniciativas e atração de novos segmentos mais sustentavelmente conscientes.
3. Estabelecimento de um sistema de gestão de sustentabilidade e de pegada ambiental
- Implementação de um Sistema de Informação robusto que permita medir o desempenho ambiental da empresa.
- Criação de métricas de consumo de recursos, emissão de carbono e outros indicadores chave.
4. Monitorização de actividades e emissão de relatórios semestrais (com KPI e princípios ESG) para garantir a conformidade e transparência da empresa
- Acompanhamento próximo por uma equipa especializada das actividades relacionadas com a sustentabilidade.
- Preparação e publicação de relatórios detalhados numa frequência a definir, destancando os principais indicadores de desempenho (KPI) e o seu alinhamento com os princípios de ESG (Ambientais, Sociais e boa governança).
5. Educação e sensibilização de colaboradores e partes interessadas, promovendo uma cultura interna que valoriza a sustentabilidade
- Recurso à equipa da Dual Up Academy para o desenvolvimento de ações de formação para colaboradores destacando a importância da sustentabilidade e como cada um poderá contribuir.
- Envolvimento da cadeia de valor (fornecedores, clientes e parceiros) na criação de uma rede de consciencialização.
6. Avaliação constante de KPIs e sucesso da Estratégia de Sustentabilidade
- Análise e revisão sempre que necessário dos KPI definidos para garantir que a empresa está no caminho certo para alcançar os objetivos a que se propôs.
- Sempres que necessário propor à equipa de gestão a afinação da estratégia para garantir a melhor possibilidade possível para alcançar os objetivos propostos.
7. Avaliação de Impacto Ambiental (AIA), se necessário
- Em caso de alterações à estratégia será repetida a avaliação de impacto ambiental.
- Foco na mitigação de possíveis efeitos ambientais adversos introduzidos pelas alterações estratégicas.