Que ações tomar para recuperar a empresa?
Planeie a recuperação da sua empresa !
Quando uma empresa entra num ciclo em que o passivo da mesma é maior que o ativo, é o momento para avançar com um plano de recuperação da empresa, tendo em vista uma reestruturação do negócio e atividade, para que consiga torna-se sustentável. Estando a empresa com um passivo elevado, o risco de incumprimento com as suas obrigações ou a acumulação das mesmas é uma realidade, entrando a empresa numa situação de insolvência iminente.
A Recuperação Empresarial

Antecipar cenários e captar uma equipa de trabalho, que juntamente com o gestor da empresa ou administração, consiga analisar o negócio e definir caminhos alternativos, é o ponto chave para a recuperação e sustentabilidade futura.
A plena consciência que a insolvência é um risco natural de qualquer empresa é importante para que o empresário se possa munir de mecanismos de análise e planos de ação que visam alcançar formas alternativas de sobrevivência do negócio.
Vetores de Recuperação Empresarial
- Via Extra-Judicial
- Via Judicial
Tanto recorrendo a via judicial como extra-judicial existem diversos métodos que permitem a recuperação da empresa, sendo o Plano de Recuperação previsto no Código da Insolvência e Recuperação de empresas.
No caso do Plano de recuperação da empresa, a análise das condições é feito cada a caso. Existem reestruturações mais profundas, ou outras de adaptação mais célere e simples, mas sendo o objetivo a alcançar comum: tornar a empresa estável e sustentável.
O que significa recorrer à insolvência?
Quando um negócio se encontra numa situação financeira complexa, pode recorrer à insolvência para proceder à recuperação. Empresa fica, assim, com os pagamentos em dívida suspensos, por um período de tempo, permitindo, desta forma, obter um prazo de restruturação.- Insolvência via extrajudicial – O recurso à via extrajudicial, para recuperação da empresa, pode ser realizado, se a mesma obedecer os trâmites impostos pela entidade que gere os apoios.
- Insolvência via processo judicial – No caso de processo judicial é apresentado o Plano de Insolvência aos credores, que deverão aprovar o respetivo plano em Assembleia. São os credores que farão a análise, debate e propostas de reformulação, com vista a um plano coerente com a atividade em causa. Neste tipo de insolvência cabe, sempre, aos credores uma decisão para o negócio, que poderá ser acompanhado pelo empresário.
Plano de Recuperação Empresas Dual Up Consulting
O sucesso de um Plano de Recuperação depende, em grande parte, da equipa escolhida para conseguir estabelecer um caminho alternativo ao negócio, que permite a recuperação empresa.
É no Plano de Recuperação que são compiladas todas as linhas de ação da empresa, de forma a alterar o rumo dos negócios, e dele podem derivar um conjunto de possíveis medidas:
- pedido de redução ou eliminação dos créditos sobre a insolvência
- constituição de garantias
- alteração dos prazos de vencimento ou taxas de juro dos créditos
- reembolso dos créditos de acordo com a disponibilidade do devedor
- cessão de bens aos credores
* Este site respeita o novo acordo ortográfico