áreas de actuação

Plano de Recuperação Empresarial

Que ações tomar para recuperar a empresa?
Planeie a recuperação da sua empresa !
Quando uma empresa entra num ciclo em que o passivo da mesma é maior que o ativo, é o momento para avançar com um plano de recuperação da empresa, tendo em vista uma reestruturação do negócio e atividade, para que consiga torna-se sustentável. Estando a empresa com um passivo elevado, o risco de incumprimento com as suas obrigações ou a acumulação das mesmas é uma realidade, entrando a empresa numa situação de insolvência iminente.

A Recuperação Empresarial

analise-viabilidade-financeira-recuperar-empresas
Antecipar cenários e captar uma equipa de trabalho, que juntamente com o gestor da empresa ou administração, consiga analisar o negócio e definir caminhos alternativos, é o ponto chave para a recuperação e sustentabilidade futura. A plena consciência que a insolvência é um risco natural de qualquer empresa é importante para que o empresário se possa munir de mecanismos de análise e planos de ação que visam alcançar formas alternativas de sobrevivência do negócio.

Vetores de Recuperação Empresarial

Tanto recorrendo a via judicial como extra-judicial existem diversos métodos que permitem a recuperação da empresa, sendo o Plano de Recuperação previsto no Código da Insolvência e Recuperação de empresas.
No caso do Plano de recuperação da empresa, a análise das condições é feito cada a caso. Existem reestruturações mais profundas, ou outras de adaptação mais célere e simples, mas sendo o objetivo a alcançar comum: tornar a empresa estável e sustentável.
O que significa recorrer à insolvência?
Quando um negócio se encontra numa situação financeira complexa, pode recorrer à insolvência para proceder à recuperação. Empresa fica, assim, com os pagamentos em dívida suspensos, por um período de tempo, permitindo, desta forma, obter um prazo de restruturação.

  • Insolvência via extrajudicial – O recurso à via extrajudicial, para recuperação da empresa, pode ser realizado, se a mesma obedecer os trâmites impostos pela entidade que gere os apoios.
  • Insolvência via processo judicial – No caso de processo judicial é apresentado o Plano de Insolvência aos credores, que deverão aprovar o respetivo plano em Assembleia. São os credores que farão a análise, debate e propostas de reformulação, com vista a um plano coerente com a atividade em causa. Neste tipo de insolvência cabe, sempre, aos credores uma decisão para o negócio, que poderá ser acompanhado pelo empresário.

Plano de Recuperação Empresas Dual Up Consulting

sucesso de um Plano de Recuperação depende, em grande parte, da equipa escolhida para conseguir estabelecer um caminho alternativo ao negócio, que permite a recuperação empresa.
É no Plano de Recuperação que são compiladas todas as linhas de ação da empresa, de forma a alterar o rumo dos negócios, e dele podem derivar um conjunto de possíveis medidas:

* Este site respeita o novo acordo ortográfico