O que fazer com os colaboradores em excesso?
Como posso flexibilizar os meus colaboradores?
O Gestor de Expectativa de Carreiras

A gestão de carreiras permite que, através da adequação perfis-funções, seja possível o sucesso empresarial de um negócio, garantindo que as competências de cada profissional são potenciadas ao máximo. As empresas são as pessoas, pelo que a correta gestão de carreiras, vai conseguir reduzir, ao minímo o número de insucessos profissionais e despedimentos.
Com um acompanhamento contínuo que visa ampliar e maximizar as competências e qualificações de cada um dos profissionais, bem como redirecionar carreiras, no sentido de adequar as necessidades da empresa aos profissionais, e permitir recuperar empresas em dificuldade.
A gestão de carreiras acompanhada por profissionais na área pretende, assim, dar apoio em todos os passos de uma atividade profissional, desenvolvendo os contributos fundamentais para o sucesso do colaborador na função em que está inserido na empresa em que opera.
Sistema de Gestão de Carreiras
- Levantamento e definição das necessidades da empresa, a nível de perfis profissionais adequado ao desenvolvimento da atividade em que a mesma opera. A adaptação ou recuperação profissional poderão ser meios necessários acionar;
- Definição de percursos de carreira para cada um dos colaboradores, bem como necessidades de contratação;
- Definição de regras de planeamento e gestão de talentos, dentro da organização, conseguindo, deste modo, uma racionalização dos meios disponíveis e evitando, por sua vez, despedimentos.
Metodologia de Trabalho
Utilizando diversas ferramentas de Gestão de Recursos Humanos como a descrição e análise de funções e sistema de avaliação de desempenho, terá impacto ao nível da eficiência dos processos produtivos e elevação da qualidade de trabalho, mediante os processos de mudança organizacional e recuperação profissional.
A delineação de perfis, exigências e competências permite a construção de um mapa profissional, que poderá definir diversos momentos de evolução de carreira.
Esta metodologia tem como objetivo:
- Adequar as expectativas dos colaboradores às possibilidades de evolução profissional dentro da empresa;
- Garantir a flexibilidade e mobilidade dentro da empresa, de forma a evitar despedimentos;
- Estimular o desenvolvimento profissional dos colaboradores.
- Em fase de recuperação de empresas, permite determinar os perfis e competências necessárias, de forma a potenciar a recuperação profissional dos colaboradores.
A análise e plano de estruturação de carreiras é sinónimo de desenvolvimento e atualização do potencial dos colaboradores, sendo, assim, encontradas fórmulas de sucesso para um maior ajuste entre as funções necessárias e a qualificação de cada colaborador que podem, deste modo, ir de encontro aos objetivos organizacionais.
A Dual Up Consulting acredita nas pessoas !
* Este site respeita o novo acordo ortográfico