áreas de actuação

Factor PME

O Factor PME é outro dos instrumentos de financiamento disponíveis, a nível de incentivos e apoios ao investimento, a que as pequenas e médias empresas podem aceder, com o objetivo de estimular a sua capacidade competitiva.

Promovido pela Associação Industrial Portuguesa / Câmara do Comércio e Indústria (AIP-CCI), este projeto de financiamento estratégico enquadra-se no âmbito do do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PMEs, do Programa Operacional Fatores de Competitividade.

O Factor PME desenvolve o seu apoio no domínio da economia digital e das tecnologias de informação e comunicação e pretende, deste modo, alcançar o incremento do ambiente tecnológico, a otimização de processos de gestão e a qualificação de recursos humanos, como principais metas a atingir.

Projetos Elegíveis

Podem candidatar-se ao Factor PME, projetos de investimento empresarial, nas seguintes áreas:

Estes 5 vetores de investimento permitem às empresas visadas reestruturarem e modernizarem os seus processos e mecanismos, dotando-os de novas competências e conhecimentos, para que se apresentem aos mercados (interno e externo) mais competitivas.

Investimentos Elegíveis

Os investimentos elegíveis para esta medida, enquadram-se em 5 pilares de investimento, que têm para oferecer, às empresas:

A eficiência está, atualmente, na agenda de cada empresa. É necessário que esta seja,c ada vez mais, eficiente, através da reorganização processual, otimização de força e canais de vendas, marketing estratégico e digital.
Sistemas de gestão integrados de gestão automatizam atividades redundantes e adaptam, com maior rapidez, as empresas a novos requisitos de negócio.

Profissionais com maiores competências ténicas, mais eficientes e atualizados, permitem colmatar as necessidades de um mercado em permanente mudança.

Os websites, portais ou lojas virtuais são, atualmente, ferramentas essenciais nas empresas, dada a capacidade de transformação de como as negociações e os processos de negócio decorrem. Através destes meios é possível a otimização de processos e transações, aumento de produtividade de funcionários e reforço das relações com clientes e parceiros.
As comunicações permitem que, atualmente, a informação e comunicação seja em tempo real, à distância de um clique. A mobilidade permite o acesso a recursos através de qualquer local e em qualquer plataforma (mobile, computador portátil ou tablet.)

Neste momento o período de apresentaçaõ de candidaturas encontram-se encerrado. No entanto poderão ser abertos novos concursos, decorrentes de um reforço de dotações financeiras. Deste modo, uma empresa deverá estar atenta a este apoio e incentivo ao investimento.

A Dual Up Consulting estará disponível para prestar todos os esclarecimentos sobre esta medida, através da sua equipa de especialistas em incentivos e apoios, que aconselhará a melhor opção para a operacionalização do seu projeto.

* Este site respeita o novo acordo ortográfico