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Internacionalizar para crescer é o mote do tecido empresarial, num panorama de crise ao nível do mercado nacional. Mas entrar num novo mercado, iniciando o processos de internacionalização, nomeadamente para exportar produtos ou serviços, não é fácil e é necessário analisar a realidade de cada País, de forma a que a estratégia de penetração seja coesa.
Procurar clientes Internacionais

A prospeção do mercado internacional e o conhecimento dos contextos de cada País fazem parte integrante do processo de internacionalização de empresas. Só uma estratégia sustentável de internacionalização é que conseguirá preparar a entrada num novo mercado, com sucesso.
Esta prospeção terá como objetivo central encontrar mercados que se adequem, o mais possível, ao tipo de negócio a ser desenvolvido e que permitam à empresa exportar produtos e serviços.
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A seleção de mercados alvo para um produto ou serviço de uma empresa, deve utilizar métricas que permitam uma medição, o mais exata possível, da taxa de retorno do investimento do processo de internacionalização, no mercado em prospeção e que pode ter como base o estudo dos seguintes fatores:
- Potencial do mercado atual para o qual se pretende internacionalizar a empresa;
- Potencial do mercado em análise;
- Previsão da quota de mercado expectável, ao exportar produtos/serviços;
- Projeção de custos e vendas.
- Estimativa da taxa de retorno sobre este investimento na internacionalização.
Processo de Prospecção Internacional
Após a análise prévia de diversos mercados, cabe ao gestor avançar com outras medidas que lhe permitam internacionalizar para crescer, através de respostas exatas sobre os alvos certos para o seu negócio, a nível global.
- Viagens de prospeção – São nestas viagens que a equipa de internacionalização começar a analisar fatores como o segmento alvo para o seu produto ou serviço, padrões de consumo e como se processa a decisão de compra, bem como análise da concorrência. Nas viagens de prospeção são, também, estabelecidos contactos estratégicos ao nível de potenciais representantes de forma a que seja possível exportar o produto/serviço da empresa.
- Avaliação comparativa de mercados – Se houver a indefinição do qual ou quais os mercados prioritários, ao nível de investimento na internacionalização, uma análise que faça um estudo comparativo, vai determinar os pontos fracos e fortes de cada mercado, ao nível de aspetos como necessidade inerente à introdução do produto/serviço, potencial de crescimento de mercado ou concorrência.
- Identificação de mercados alvo para exportar – A correlação entre os fatores descritos anteriormente, darão a resposta dos mercados prioritários para internacionalização. Neste processo, a nível nacional, muitas vezes as escolhas recaem em Países cuja relação e tradição comercial já está bastante enraizada, ou em Países próximos geograficamente.
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