O mercado nacional nacional não lhe permite vender?
A sua empresa está presa na crise ?
Sente que o mercado internacional é uma boa hipótese para a sua empresa?
Internacionalizar é um dos pontos chave do Quadro de referência estratégico nacional (QREN). Os apoios à internacionalização são uma das tipologias de projetos inseridos no Sistema de Incentivo Qualificação de pequenas e médias empresas, na qual exportar centra-se como principal mecanismo das PME.
Internacionalizar a sua empresa !

Atualmente, a internacionalização das empresas é fundamental para a estratégia de crescimento de uma empresa. Neste âmbito foram criados meios para o apoio destas iniciativas, visando a internacionalização da economia e incentivos à exportação. A apresentação de projetos neste âmbito da Qualificação e Internacionalização das pequenas e médias empresas, ser realizado a título individual ou em cooperação.
Ações de apoio Dual Up Consulting
- Desenvolvimento e promoção internacional de marcas
Fuja à crise, internacionalize a sua empresa! Contacte-nos
A internacionalização é fator primordial no tecido empresarial português neste contexto atual.
É cada vez mais uma estratégia para assegurar a competitividade e expansão de uma empresa, através de estratégias de internacionalização empresas. Internacionalizar para crescer é uma questão fundamental para as empresas portuguesas. Exportar é o mecanismo de eleição do tecido empresarial, através da expansão da venda dos produtos e serviços a mercados internacionais.
Exportar, o meio comummente utilizado na internacionalização da empresa, apresenta as seguintes vantagens competitivas:
- Aumento do ciclo de vida de um produto ou serviço e quebra na sazonalidade;
- Acréscimo na margem comercial;
- Exploração de novas oportunidades de negócio existentes em nichos de mercado;
- Avanço na cadeia de valor do produto/serviço/processo;
- Aumento de produtividade e competitividade, potenciado pela entrada de novos players internacionais no mercado em que a empresa, tradicionalmente, opera.
- Exportação ocasional – onde a empresa pretende exportar os seus produtos e serviços sem periodicidade e em momentos definidos previamente;
- Exportação por intermédio de agente – os produtos ou serviços a exportar serão alvo de desenvolvimento local, através de agentes autorizados;
- Exportação por intermédio de filial comercial – os produtos e serviços a exportar serão comercializados através da abertura, no País de destino, de uma empresa;
- Implantação produtiva que se susbtitui, total ou parcialmente, ao fluxo de exportação.
Incentivos & Apoios à internacionalização
Entidades nacionais e europeias estimulam, através do lançamento de diversos programas de incentivo à internacionalizaçãode empresas portuguesas. O apoio ao investimento nesta área visa potenciar estas oportuniadades, nomeadamente, ao nível da exportação.
O lançamento de medidas previstas no QREN que visam a internacionalização, bem como o lançamento do simplex exportação são exemplos deste esforço nacional no sentido do estímulo do tecido empresarial português, através de vantagens inerentes a exportar e a desenvolver planos de internacionalização.
O Sistema de Incentivo à Internacionalização do QREN tem como objetivo contrariar a tendência do mercado empresarial nacional de adotar as medidas para exportar, após pedidos de fornecedores externos, sem uma estratégia consolidada de prospeção e abordagem ao merado internacional.
Aceder à nossa secção de incentivos e apoios à exportação.
Prospecção de mercados & clientes internacionais
No entanto o empreendor deverá ter em mente que o processo de exportar ou internacionalizar uma empresa é um processo complexo, que carece, para além do apoio, ao nível financeiro, de uma estratégia consolidada e do profundo conhecimento do mercado em que se vai começar a negociar e exportar.
Só deste modo será possível constituirem-se estratégias eficazes a este cenário global, conseguindo competitividade num mercado tão amplo.
Na definição de estratégias de internacionalização, o método de entrada num mercado ou a escolha dos países deve ter em consideração condicionantes relacionadas com os diversos contextos deste país tanto a nível económico e social, bem como questões logísticas e condições legais em vigor em determinado país.
Esta análise prévia constituir-se-á como fator chave do sucesso ao exportar.
Uma das possibilidades poderá passar pela intermediação direta de um agente de exportação, possibilitando ao seu produto uma maior rapidez e facilidade de acesso aos mercados internacionais.
Aceder à nossa secção de prospecção de mercados internacionais.
* Este site respeita o novo acordo ortográfico