áreas de actuação

Estudos de Viabilidade

Qual a rentabilidade do seu negócio ?
Pretende mudar o rumo da sua empresa, mas não sabe qual o futuro retorno?
Decorrentes de um processo de Consultoria de Gestão a uma empresa, os Estudos de Viabilidade Financeira e Económica  são um instrumento de previsão que permitem, a um negócio, perspetivar diferentes cenários e antever dificuldades que advêm dos mesmos.

Prever a Rentabilidade Futura

estudos-viabilidade-dualupconsultores_2

Os Estudos de Viabilidade, podem ser realizados de forma independente, ou serem uma das áreas integrantes de um Plano de Negócios, visando auferir a rentabilidade de um projeto, tanto no momento da sua criação, como numa estimativa ao longo dos anos subsequentes.

A escolha de consultores especializados nesta área facilitará o desenvolvimento desta ferramenta de gestão.

No estudo de viabilidade, os consultores procuram responder a perguntas como:

Através da resposta a estas questões os consultores, analisam exaustivamente, no Estudo de Viabilidade, todos os impactos de determinada decisão de gestão na empresa, tanto a nível de resultados positivos, como ameaças desse investimento. Estes estudos, comumente realizados por consultores especialistas em diversas áreas de intervenção da gestão e análise financeira, podem ser realizados tanto no início de um projeto empresarial, bem como em momentos de reestruturação e expansão de um negócio. Dar segurança a um investimento necessário é um dos principais objetivos do Estudo de Viabilidade.

Considerações dos Estudos de Viabilidade

Para o desenvolvimento de Estudos de viabilidade, os consultores, desenvolvem cenários possíveis, que darão uma perspetiva clara dos riscos inerentes ao investimento, bem como segurança e garantia no mesmo, permitindo minimizar os pontos fracos, através do fortalecimento dos pontos fortes. O Estudo de Viabilidade terá, deste modo, em conta:
  • Análise ao meio envolvente à empresa
Análise, por parte dos consultores, das oportunidades e ameaças do mercado em que a empresa pretende atuar ou atua, neste momento);
  • Análise ao meio interno da empresa
A definição e análise dos pontos fortes e pontos fracos dentro da organização que permitirão, aos consultores, antever obstáculos e potenciar o que de melhor a empresa tem para oferecer);
  • Definição de objetivos estratégicos
Devem ser realistas e coesos para com a realidade da empresa, de forma a ser rentabilizado determinado investimento;
  • Recursos e meios de ação
As necessidades de recursos (financeiros, humanos e de capital) necessários para alcançar resultados tangíveis no investimento a ser equacionado. Os Estudos de Viabilidade Económica e Financeira representam, assim, ferramentas essenciais para o apoio na tomada de decisões estratégicas, ao nível da gestão. Os Estudos de Viabilidade são, também, na Consultoria de Gestão meio de captação de possíveis incentivos ou apoios financeiros necessários a um projeto de reestruturação, expansão ou criação de um projeto empresarial, dando cenários realistas e claros, a possíveis investidores, se o projeto apresentado é viável e obterá, tendencialmente, o sucesso. Assim, os consultores e equipa de trabalho alocado a cada projeto analisam todas as ferramentas disponíveis para concretizar determinado plano da empresa. A garantia de escolha da melhor ferramenta, por parte dos consultores especializados, é a garantia do empresário ou empreendedor, que o projeto será alcançará o mercado.

* Este site respeita o novo acordo ortográfico