Procurar
Close this search box.
Blog

Marketing de Guerrilha do David contra Golias

Quando somos uma pequena empresa, olhamos sempre com muito receio qualquer movimentação por parte das grandes empresas, que com os seus grandes orçamentos têm sempre potencialmente uma maior presença no mercado ao nível de notoriedade de marca, maiores economias de escala, redes de lojas, etc.
Como gestores destas empresas por vezes temos a ideia que basta que uma grande empresa “acorde mal disposta” para que o nosso futuro empresarial esteja em perigo.

Então o que fazer quando esta movimentação surge?


Assumimos a derrota e fechamos as portas? Vamos competir por especialização? Procuramos ser parceiros das grandes marcas?

O que fazer?

As possibilidades são imensas, e podemos imaginar rapidamente várias estratégias de marketing de guerrilha que visam aproveitar toda e qualquer falha/fraqueza das grandes empresas.
Um estudo publicado no Journal of Marketing Research e aponta para uma conclusão curiosa de uma potencial ação de marketing de guerrilha que as pequenas empresas poderão aproveitar facilmente.

marketing-guerrilha-dualup

Este estudo foi efetuado procurando identificar se a derradeira luta de “David contra Golias” tem impacto na mente do consumidor no momento da escolha da aquisição de um produto/serviço.
Foram explorados quais os efeitos práticos de competirmos com uma grande empresa no nosso mercado (local ou global) e comparando com um ambiente de competição com marcas de mesma dimensão.

Os investigadores conduziram estudos em vários setores de atividade desde gelatarias, marcas de cerveja, livrarias em que a estratégia de marketing de guerrilha destas empresas passava por declaradamente assumirem que “estão a lutar” contra um adversário muito maior que eles.

Após várias peças de comunicação de teste efetuadas pelos investigadores, foram avaliados o impacto nos resultados das empresas que verificaram-se impactos positivos em mais e melhores testemunhos dos clientes, aumento de compras efetuados e também aumento das menções de intenção de compra no futuro próximo.

Em suma, este estudo vem provar que utilização da estratégia de “David contra Golias” na comunicação com os consumidores tem efeitos práticos favoráveis para as pequenas empresas, resultando num maior sentimento de proximidade com a pequena empresa e também nas suas ações de compra.

Desta feita, o que espera para identificar o seu concorrente de maior dimensão do seu sector e iniciar esta táctica de guerrilha?

* Este site respeita o novo acordo ortográfico

Open chat
Precisa de ajuda?
Olá,
Podemos ajudar com mais informações sobre os serviços da Dual Up Consulting?