Avisos de concurso para projetos de investigação, desenvolvimento e inovação na Agricultura

Com uma dotação de 4 milhões de euros, cada um, e financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), foram lançados quatro Avisos de concurso para projetos de Investigação, Desenvolvimento e Inovação na Agricultura, no âmbito da Agenda de Inovação para a Agricultura 20 | 30 «Terra Futura».

apresentação das candidaturas a estes quatro Avisos já pode ser feita, até ao dia 29 de abril de 2022, 30 de setembro de 2022, 16 de maio de 2022 e 30 de setembro de 2022, respetivamente.

O primeiro Aviso pretende estimular a produção nacional, a adoção de sistemas de produção e distribuição mais sustentáveis e as cadeias curtas de abastecimento. Pretende, igualmente, valorizar os produtos de qualidade e a dieta mediterrânica, bem como sensibilizar os consumidores para a adoção de uma alimentação nutricionalmente equilibrada e para o consumo de produtos de época e de carne de pequenos ruminantes autóctones.

Já o segundo Aviso tem como objetivo estimular sinergias intersectoriais e harmonizar abordagens e metodologias que permitam avaliar, prever e prevenir eventuais riscos de origem animal, alimentar, resistência aos antimicrobianos e outras ameaças emergentes, de modo a ser possível uma melhor gestão destes casos. Também é objetivo deste Aviso formar e sensibilizar os atores setoriais e a sociedade civil para a implementação transversal do conceito de «uma só saúde».

O terceiro Aviso tem o intuito de contribuir para uma melhor coordenação e organização da produção, apoiando o ganho de escala, a valorização dos produtos agroalimentares nacionais e o aumento do rendimento dos produtores, através de atividades de Investigação e Inovação.

Por fim, o último Aviso pretende estimular a inovação dos produtos agroalimentares portugueses, atendendo às novas tendências de consumo, com o objetivo de aumentar a notoriedade e a reputação dos produtos agroalimentares nacionais.

Fale connosco e saiba mais sobre os quatro avisos de concurso. 

Fonte: Ifap/PortugalGov/Portugal2020

* Este site respeita o novo acordo ortográfico

Open chat
Precisa de ajuda?
Olá,
Podemos ajudar com mais informações sobre os serviços da Dual Up Consulting?