Atualmente encontramos no seio empresarial várias empresas que se intitulam “empresas digitais” ou “empresas com maturidade digital” como elemento de diferenciação entre os seus pares. Na maioria das vezes estas empresas digitais não são mais do que organizações com um website que permite pouca/nenhuma interação com os seus utilizadores.
Mas o que é afinal ser uma “Empresa Digital” ?
Recentemente foi efetuado um estudo pela Capgemini e o MIT Sloan, que enquadra as empresas digitais como sendo aquelas que se conseguem relacionar com o seu público-alvo incidindo entre dois pilares base:
Intensidade Digital – referente ao investimento efetuado em atividades ou iniciativas digitais
Intensidade de Liderança Digital – criação de pilares de liderança que sustentem a transformação digital da empresa
As atividades tomadas pelas empresas nas vertentes acima indicadas definem o posicionamento da sua “maturidade digital”.
Este posicionamento pode situar-se nos seguintes vetores:
Como estamos em Portugal?
As empresas portuguesas, de uma forma generalizada, não se encontram ainda genuinamente preocupadas e com uma liderança focada na vertente digital dos mercados.
Salvo algumas boas exceções que temos no país, conseguimos avaliar que para a grande maioria das empresas ter uma “estratégia digital” passa por normalmente ter um ou dois websites, com poucas preocupações de usabilidade, com intuitos de atuar no mercado digital da mesma forma como no mercado “real”.
As estratégias tomadas pelas empresas, tipicamente procuram seguir o que é feito no dia-dia, sem que haja uma análise aprofundada do que a concorrência faz, ou do processo de compra que aos seus produtos/serviços .
Contudo, nem tudo são más notícias e existem bons exemplos em Portugal para que as demais empresas possam olhar e aperceber-se do que poderá ser um exemplo de boas práticas digitais. A KW Digital efetuar um tracking anual das melhores empresas digitais, onde podemos encontrar as seguintes empresas digitais portuguesas:
Porque interessa ser uma boa Empresa Digital ?
O interesse principal não está, claro, em ser o primeiro de uma listagem anual e ver o seu nome bradado aos céus.
Para além da evidente mensagem de dinamismo, de aproximação aos clientes e aos consumidores em geral, existem evidências reais que as empresas que apresentam uma maturidade digital superior, obtêm melhores resultados empresariais.
As ilustrações em baixo são adaptadas do estudo da Capgemini e MIT Sloan, onde podemos verificar que existe uma forte correlação positiva, entre o nível de maturidade digital com as receitas, lucros e valor de mercado da empresa.
As empresas que estão com uma maturidade digital mais avançada têm uma tendência para obterem maiores lucros.
Em média as empresas Digirati e Conservadoras apresentam 26% e 9% mais lucros, respetivamente, que as restantes.
Estas empresas são as que apresentam uma boa visão de negócio e alinham os investimentos efetuados com os objetivos gerais da empresa.
Em suma, as empresas devem estar atentas às tendências do mercado, e alinhar uma estratégia empresarial competente, lucrativa e que aborde a vertente digital.
A sua empresa encaixa-se em que vetor de maturidade digital ?
Não acha que já faz sentido que exista uma abordagem concreta ao mercado digital ainda pra mais quando existem incentivos e apoios estatais para a economia digital?