O dia de início de férias está à vista. A semana que o antecede tende a ser mais complicada que a melhor edição dos “Jogos sem fronteiras” com desafios e imprevistos que nos surpreendem a cada passo.
O Stress é tanto que chegamos a perguntar: Vale a pena ir de férias?
A Resposta é: SIM! Claro.
Principalmente porque há algumas actividades que podem ter grande impacto no seu negócio e futuro que podem ser feitas neste período mais “calmo”. Já para não falar na necessidade de equilibrar as diferentes facetas da vida como ser Humano Completo.
Deixamos aqui algumas sugestões que acreditamos poderem tornar as suas férias produtivas e impactantes sem comprometer o tão necessário descanso:
- Pensar no Futuro
- A Arte da Sesta
- Deixar os problemas em segundo plano
- Finalmente fazer o que anda a adiar
- Pôr a conversa em dia ou “fazer Networking”
- Mude o Foco da sua atenção
- Leia Algo Útil
- Aprenda algo Novo
- Faça algo espontâneo
- Pensar no Futuro
Parar e pensar em vez de reagir é um desafio que se coloca diariamente. Os adeptos da Mindfulness conseguem fazer este exercício com mais regularidade do que a maioria. A verdade é que é mesmo necessário parar para pensar, deixar os pensamentos vaguear sobre possíveis futuros para conseguir novas perspetivas e estratégias que permitam alcançar objetivos de forma mais eficiente e com melhores resultados.
Com o tempo conquistado nas férias permita-se parar…. e pensar….. sem pressas nem prazos.
2. A Arte da Sesta
O Cérebro precisa de repouso. Este facto é difícil de disputar.
Durante os dias de trabalho nem sempre conseguirmos proporcionar a quantidade e a qualidade de repouso para conseguir estar no topo da performance. Nas férias, permita-se descobrir a arte da Sesta. Aqueles 20 minutos depois de almoço (que podem ser mais) que como dizia Agostinho da Silva permite viver dois dias em cada um e dá uma maior sensação de tempo aproveitado.
3. Deixar os problemas em segundo plano
Por certo já lhe aconteceu perder alguma coisa que só conseguiu encontrar quando deixou de procurar. A solução para alguns problemas funciona de forma idêntica: só os conseguimos resolver quando não estamos a tentar.
Por isso, nas férias deixe os problemas em segundo plano e quando menos esperar pode encontrar uma solução que nunca encontraria se continuasse na sua rotina.
4. Finalmente fazer o que anda a adiar
Com a agenda sobrecarregada há sempre actividades e tarefas que gostávamos de conseguir fazer, mas como não são importantes nunca acabamos por as conseguir fazer. Guarde algum tempo das suas férias para elas. Seja replantar uma planta, construir a horta na varanda ou simplesmente ir aquela esplanada nova que ainda não conseguiu visitar.
5. Pôr a conversa em dia ou “fazer Networking”
Hoje falamos muito em “Networking” e é uma actividade essencial para quem tem negócio próprio ou responsabilidades comerciais. Parte do Networking passa por falar com as pessoas e manter o contacto e a memória da relação.
Aproveite as férias para contactar as suas relações não profissionais que vão caindo no esquecimento como aqueles amigos da faculdade com quem não fala há mais tempo do que gostaria de admitir.
6. Mude o Foco da sua atenção
O Cérebro precisa do “Novo” a novidade e a diferença são essenciais para manter a agilidade mental e criar novas relações entre informação. Aproveite as férias para poder dedicar a sua atenção a áreas que normalmente não tem tempo e que cativam o seu interesse. Seja uma prova de vinho, aeromodelismo, Standup Paddle ou qualquer outra actividade que não faça parte da sua rotina. Pode ter um impacto muito positivo em múltiplas outras áreas da sua vida (ver ponto 3)
7. Ler Algo Útil
Não perca tempo a navegar no telemóvel a ver imagem após imagem, post após post. Esta actividade embora ajude a passar o tempo não contribui para a sua produtividade, mas sim para desligar o Cérebro sem o deixar descansar.
Conhece a aplicação Pocket? É uma mini-aplicação que permite guardar recortes de informação para ler mais tarde. Há também quem guarde um “monte” de artigos e livros que gostava de ler, mas não tem tempo. Aproveite as férias para ler os artigos que guardou ou para ler aquela biografia da pessoa que tanto o inspira.
8. Aprenda algo Novo
Alguém uma vez disse: “I want to suck at something new again” (quero ser mau a qualquer coisa nova outra vez).
Quando começamos algo pela primeira vez é sempre difícil e muito bom para ajudar com a humildade de ter de aprender tudo e de cometer muitos erros. A sensação de tentar até conseguir é muito motivadora e cria resiliência e persistência que se expande para as outras áreas do dia-a-dia com impactos muito positivos.
As férias frequentemente permitem estas oportunidades de explorar novas áreas de conhecimento ou de desporto que nos levam a errar, cair, levantar e tentar de novo até conseguir.
9. Faça algo espontâneo
Por fim, esqueça tudo o resto. Faça o que lhe apetecer.
É um dos maiores luxos que podemos ter é fazer o que nos apetece quando nos apetece. Nas férias, por vezes isso é possível. Aproveite a oportunidade e Viva!
Ao fazer algo tão simples como isto está a regenerar a sua capacidade de resistência a todas as tarefas impostas pelo dia-a-dia.
Aproveite as Férias!