Internacionalização Portugal 2020

Exportar, internacionalizar, crescer, vender no estrangeiro, investimento direto no estrangeiro...
Faça destas as suas palavras mais repetidas nos próximos anos !
Internacionalização Incentivos

Objecto
A tipologia de investimento qualificação e internacionalização das PME estrutura-se em duas áreas com o respetivo enquadramento nas prioridades de investimento e objetivos temáticos dos programas operacionais financiadores:

  1. Internacionalização das PME - tem como objetivo reforçar a capacitação empresarial das PME através do desenvolvimento dos seus processos de qualificação para a internacionalização, valorizando os fatores imateriais da competitividade, permitindo potenciar o aumento da sua base e capacidade exportadora.
  2. Qualificação das PME - tem como objetivo reforçar a capacitação empresarial das PME através da inovação organizacional, aplicando novos métodos e processos organizacionais, e incrementando a flexibilidade e a capacidade de resposta no mercado global, com recurso a investimentos imateriais na área da competitividade.

Projetos Elegíveis
Os critérios de elegibilidade dos projetos são vários, de entre os quais destacamos alguns em baixo com particular importância:
  • Conhecimento de mercados externos;
  • A presença na web, através da economia digital, incluindo designadamente o lançamento de catálogos virtuais de bens e serviços;
  • O desenvolvimento e promoção internacional de marcas;
  • A prospeção e presença em mercados internacionais;
  • O marketing internacional;
  • Criação de marcas e design;
  • Desenvolvimento e engenharia de produtos, serviços e processo;
  • Proteção de propriedade industrial;
  • Contratação de recursos humanos altamente qualificados pelas empresas, associada a estratégias de inovação.

Despesas Elegíveis
  • Aquisições para aplicação de novos métodos organizacionais:
  • Participação em feiras e exposições no exterior:
  • Serviços de consultoria especializados, prestados por consultores externos,relacionados com:
    • Prospeção e captação de novos clientes;
    • Ações de promoção realizadas em mercados externos;
    • Campanhas de marketing nos mercados externos;
    • Custos de conceção e registo associados à criação de novas marcas;
    • Custos iniciais associados à domiciliação de aplicações, adesão inicial a plataformas eletrónicas, subscrição inicial de aplicações em regimes de “software as a service”, criação e publicação inicial de novos conteúdos eletrónicos, bem como a inclusão ou catalogação em diretórios ou motores de busca;
    • ...
  • Obtenção, validação e defesa de patentes e outros custos de registo de propriedade industrial;
  • Formação de recursos humanos com as seguintes despesas elegíveis, de acordo com a natureza e limites previstos em diploma próprio:
  • Custos do pessoal, relativos a formadores, para as horas em que os formandos participem na formação;

Taxa de Incentivo
  • Incentivo não reembolsável na taxa de 45% (exceção Recursos Humanos – 50% e Formação até 70%);
  • Limite máximo de incentivo de 500.000 euros.

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