EUREKA

O Programa EUREKA é um dos programas de incentivos e apoio ao investimento disponíveis a nível Europeu e visa o estímulo da produtividade e competitividade da indústria, através da cooperação entre empresas que produzem novos produtos e serviços, instituições de Investigação e Desenvolvimento e as Universidades.

EUREKA - Incentivos Internacionais Dual Up Consulting

Eureka - Incentivos Internacionais

O reconhecido rótulo EUREKA agrega valor a um projeto e dá aos participantes uma vantagem competitiva nos seus negócios com parceiros financeiros, técnicos e comerciais.

Esta medida integra os 39 Países Europeus e a Comissão Europeia, bem como Países Associados, com elevado potencial tecnológico e científico, oferecendo aos parceiros deste projeto a partilha de conhecimentos, competências e know-how.

Tipos de Projetos Eureka

  • Projetos EUREKA
  • EUREKA Eurostars
  • Projetos Cluster


Obtenha fundos adicionais para a sua empresa! Contacte-nos

Saiba mais


Projetos EUREKA

Neste âmbito são apoiados projetos que envolvem participantes de, pelo menos, dois Estados – Membros, com o objetivo de desenvolver um produto, processo ou serviço inovador, dirigido para o mercado internacional.
Alguns dos projetos no âmbito do programa EUREKA estão agrupados em redes temáticas, de nome “Umbrellas”.


Projetos EUREKA-Eurostars

Semelhante ao programa EUREKA, o EUREKA-Eurostards distingue-se pelo facto de os projetos serem liderados, obrigatoriamente, por PME’s com atividade reconhecida em I&D.
Este é o resultado de uma colaboração entre a Comissão Europeia e a iniciativa EUREKA. O programa tem como objetivo apoiar as PME’s, com atividades de I&D, estimulando a colboração entre projetos internacionais e nacionais.
Estes projetos deverão ter, exclusivamente, fins civis.

Projetos Cluster

Os projetos inseridos no programa Cluster são iniciativa a longo prazo, para o desenvolvimento de novas tecnologias, que envolvem diversas entidades, nomeadamente, as maiores empresas Europeias que juntamente com PME’s, Instituições de pesquisa e Universidades partilham riscos e benefícios da inovação.
Com o objectivo de desenvolvimento de novas tecnologias, o objetivo dos projetos Cluster é manter a posição de liderança da Europa, no mercado mundial de inovação.
Cada cluster criado tem domínios estratégicos que orientam a sua atividade, e cujos objetivos são alcançados através de diversos projetos individuais.
A acessibilidade ou criação de um cluster está disponível a qualquer grupo de empresas ou Instituições de investigação, e são objeto de análise.


Selo EUREKA


De forma a identificar, inequivocamente, os projetos EUREKA, foi criado o selo EUREKA que permite dar visibilidade internacional e notoriedade às iniciativas apoiadas neste âmbito. Este é o reconhecimento público do desenvolvimento de um produto, serviço ou processo tecnologicamente inovador voltado para o mercado global.


Fechar

Candidatar-se a um incentivo EUREKA

Um serviço ou processo com recurso a tecnologias avançadas, envolvendo 2 ou mais Estados-membros é passível de ser analisado no âmbito do projeto EUREKA, sendo necessária a apresentação dos seguintes elementos:

  • indicação dos parceiros de cooperação identificados;
  • acordo de cooperação negociado;
  • projeto de financiamento definido;
  • plano de execução do projeto elaborado.

A sua empresa quer inovar nos produtos/serviços ?

* Este site respeita o novo acordo ortográfico