Plano de Internacionalização

Quer exportar, mas não sabe como?
Defina como pretende internacionalizar!
Determine as suas ações de internacionalização!

Vivemos num mundo cada vez mais global e com maior apetência para exportar, em que todos os mercados internacionais estão, potencialmente, acessíveis às empresas nacionais. O mercado interno é pequeno e, dado o panorama económico, é necessário e emergente planos estruturados de internacionalização que visem exportar para mercados de maior dimensão.
Esta expansão permitirá um aumento de vendas e maior capacidade para empreender.

Como Internacionalizar a sua empresa?

Como Exportar - Plano de InternacionalizaçãoA nível de internacionalização de empresas existem diversas formas de penetração e abordagem aos mercados internacionais, pelo que é necessário que, uma empresa que tenha este objetivo, seja apoiada ao nível de conhecimento dos contextos locais de cada País, para que esta abordagem ao mercado não se consititua num fracasso.

No processo de adaptação a novos mercados, nomeadamente, se o gestor pretende exportar produtos ou serviços, é fundamental que disponha do máximo de informação, para que as estratégias de penetração sejam adequadas ao meio em que vai operar.

O Plano de Internacionalização deverá considerar, por cada mercado:

  • Contexto Sócio-Económico
  • Oportunidades para a empresa
  • Questões Logísticas
  • Condições Legais

Saiba mais


No momento da internacionalização de uma empresa para um novo país, em que exportar poderá ser um dos instrumentos utilizados para a penetração do mesmo, a escolha de parceiros locais que apoiem e influenciem no posicionamento de um projeto empresarial no País de destino, pode ser a estratégia mais adequada e noutros mercados a única solução, para avançar com a exportação.

Formas de Internacionalização das Empresas

Um processo de internacionalização pode assumir diversas modalidades, que poderão corresponder a diferentes momentos de implementação junto do mercado que se pretende abordar:

  • Exportação ocasional - onde a empresa pretende exportar os seus produtos e serviços sem periodicidade e em momentos definidos previamente;
  • Exportação por intermédio de agente - os produtos ou serviços a exportar serão alvo de desenvolvimento local, através de agentes autorizados;
  • Exportação por intermédio de filial comercial - os produtos e serviços a exportar serão comercializados através da abertura, no País de destino, de uma empresa;
  • Implantação produtiva que se susbtitui, total ou parcialmente, ao fluxo de exportação.

Vetores da viabilidade de internacionalização/exportação das empresas

Cabe ao gestor e equipa de gestão que apoie este processo de exportar, perceber a viabilidade de uma aposta internacional através dos seguintes vetores:

  • Ao exportar para o País de destino, as vendas serão realizadas através de que modalidade disponível;
  • Estudo detalhado dos custos do projetos de investimento internacional (através do desenvolvimento de cenários de exportação realistas e tempos de implementação de cada fase);
  • Levantamento das necessidades, a nível de Recursos humanos, para começar a exportar;
  • Confimação de empresa parceira do seu negócio, para o mercado no qual pretende exportar;
  • Determinar os fornecedores de confiança, a nível de logística (se aplicável);
  • Confirmar o grau de estabilidade política e social do País para o qual pretende exportar.

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Razões para Internacionalizar com a Dual Up Consulting
A escolha dos Países para exportar, deve ter em consideração todos estes condicionantes estudados num Plano de Internacionalização, e que disponibilizarão os dados de um cenário abrangente, a nível de possibilidades de expansão.
Para além da planificação deve considerar a nossa agência nos seguintes aspetos:


Quer saber como internacionalizar a sua empresa?

 

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