Incentivos Criação Empresa

Precisa de capital para o seu projeto?
Precisa de apoio financeiro para o lançamento da sua empresa?

No momento de criar uma empresa, o empreendedor tem como principal preocupação e foco de concentração formas de viabilizar o projeto de investimento. Para além das soluções de financiamento disponíveis através de capitais próprios e capitais alheios, que visam permitir a criação da empresa, através de financiamento em situações excecionalmente vantajosas, recorrer a incentivos é o mecanismo mais viável de tornar uma boa ideia num negócio.

Candidatura a Incentivos à Criação de Empresas

Incentivos e ApoiosExistem, a nível nacional, diverrsas iniciativas de incentivo à criação de novas empresas, promovidas por entidades públicas e que visam premiar boas ideias de negócio com incentivos, para estímulo da concretização dessas ideias.
Estes incentivos pretendem, deste modo, ser impulsionadores do tecido empresarial, através do apoio aos empreendedores, com o objetivo de criar empresas diferenciadoras no tecido empresarial nacional.

Tipos de Incentivos, para criação de empresas:

Saiba mais


Entidades Nacionais Promotoras Incentivos


Governo Português

A nível governamental o QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional 2007-2013, é um dos incentivos nacionais em vigor, que visa a qualificação do potencial humano, através da valorização do conhecimento, ciência, tecnologia e inovação, bem como a promoção de níveis elevados e sustentados de desenvolvimento económico e sócio cultural e de qualificação territorial, estabelecendo, assim, a igualdade de oportunidades e eficiência das Instituições Públicas.
Os seus programas operacionais visam o estímulo da criação de novas empresas.

Saiba mais

I&DT
Este incentivo apoia o desenvolvimento de novos produtos, serviços ou processos, que sendo economicamente viáveis, respondam a desafios globais para os próximos anos, numa aposta em Projetos de Investigação e desenvolvimento tecnológico (I&DT) .

Neste âmbito, e dado o contexto económico atual, a prioridade desta iniciativa visa o apoio a projetos que reforcem a capacidade competitiva das empresas, no acesso a mercados externos. A nível interno das empresas, o programa de I&DT intervém, igualmente, a nível de reforço destas competências e valorização de resultados.

Inovação

Este incentivo e apoio ao investimento pretende estimular a inovação, através da produção de novos bens e serviços em Portugal ou o melhoramento significativo da produção, aplicando inovações organizacionais e transferência de conhecimento.

Para além disso, a medida visa a expansão da capacidade produtiva dos setores englobados pelo sistema de incentivos Inovação, através da introdução de melhorias tecnológicas e reforço da sua orientação para mercados internacionais.
O sistema de incentivos Inovação pretende, ainda, estimular o empreenderismo qualificado e o investimento em novas áreas com potencial de crescimento.

Qualificação

Com o objetivo de promoção da competitividade das empresas através do aumento da produtividade, flexibilidade, capacidade de resposta e presença ativa das PME no mercado global, o sistema de incentivos Qualificação apoia projetos promovidos por empresas, a título individual ou em cooperação, que tenham como pretensão a modernização de processos e recursos, bem como a internacionalização ou inovação.

Fechar

IAPMEI

O Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI) é o principal instrumento das políticas económicas direccionadas para as micro, pequenas e médias empresas dos sectores industrial, comercial, de serviços e construção, cabendo-lhe agenciar condições favoráveis para o reforço do espírito e da competitividade empresarial.
Criar empresa pode, também, passar pelo IAPMEI e os seus programas de incentivo a novos projetos nomeadamente através do Finicia e do Modcom

Saiba mais

Finicia

O programa Finicia, promovido pelo IAPMEI visa o incentivo e apoio ao financiamento bancário, em regime bonificado, para a criação de novas micro-empresas ou para a expansão de novas atividades em empresas já constituídas.

Deste modo, este programa proporciona meios facilitadores de acesso a soluções de financiamento e assistência técnica na criação de novas empresas ou empresas em fase inicial do seu ciclo de vida, que apresentem projetos inovadores e com viabilidade económica.

Modcom

Dirigido ao setor do comércio, o Modcom visa a modernização e revitalização das atividades comerciais, em zonas urbanas ou rurais, bem como a promoção de ações ligadas ao comércio.

Fechar

IEFP

Para os desempregados ou jovens à procura do primeiro emprego que tenham uma ideia de negócio, o IEFP e Segurança Social apoiam na operacionalização desta, através de programas de incentivo e apoios ao investimento, através do adiantamento das prestações de desemprego ou facilitando o acesso a linhas de crédito bancário em regime bonificado.

Saiba mais

Através de medidas especialmente desenvolvidas para o incentivo a projetos com viabilidade financeira comprovada. Se o futuro empreendedor estiver desempregado ou em situação de procura de 1º emprego, o Instituto de Emprego e Formação Profissinal e a Segurança Social auxiliam esta criação da própria empresa, com base numa nova ideia, financiando parte do investimento inicial, através de:

  • Adiantamento de prestações de desemprego, com o objetivo de criar empresa;
  • Acesso facilitado a linhas de crédito bancário em regime bonificado, para apoiar o empreendedor, ao criar empresa

Fechar


Fechar

O estímulo à apresentação de novas ideias com potencial e criação de empresas visa o aumento da capacidade empresarial, a nível nacional, bem como uma maior performance a nível do empreendedorismo e competitividade nacional, face a outros países europeus.

O impulso empresarial para a busca de empreendedores que pretendam criar empresas é dado através de múltiplos incentivos, que cada empresário deverá analisar, convenientemente, de forma a que os incentivos se adaptem, o mais possível, as necessidades de financiamento e objeto do projeto a ser desenvolvido.

Somos garantia de sucesso da sua candidatura!





Precisa de financiamento para o seu projeto ?

* Este site respeita o novo acordo ortográfico