Estratégia de Marketing Digital - Qual a importância ?

A pergunta sobre Qual a importância da estratégia de marketing digital ? pode parecer redundante e de resposta óbvia, contudo ao longo das observações que temos efetuado a nível nacional faz com que várias vezes nos questionemos sobre se as empresas estão a considerar a vertente digital como parte integrante da sua estratégia geral de marketing.

Decerto que o leitor nesta altura poderá já recordar de vários casos em que navegou por sites, página de Facebook ou qualquer outro suporte de marketing digital em que se sentiu frustrado e que ficou com a sensação “Para que serve então isto?”
Quando encontramos esta sensação é o perfeito sinal que estamos perante uma pobre solução em que não foi pensada anteriormente, e logo que a empresa não deverá contemplar um plano de marketing digital onde encerra todas as necessidades potenciais dos utilizadores dos websites ou outros elementos digitais.

Este conhecimento empírico alinha com observações efetuadas pela Forrester e também pela Hubspot. Ambas as agências reportam recentemente que encontram várias evidências que reportam a experiências digitais falhadas, e que podemos resumi-las nos pontos seguintes:

  • Fracas experiências de navegação
  • Problemas básicos de usabilidade como a legibilidade do texto, fluxo correto de visita, links quebrados
  • O website atua como uma brochura estática e não como um recurso planeado de conversão digital
  • A mesma "receita" de outros websites concorrentes é aplicada vezes sem conta.
  • Grande parte dos websites são centrados na visão da empresa dos seus serviços, e não na visão dos seus clientes


A resposta à questão “Qual a importância da estratégia de marketing digital”

A resposta é evidente, o senso comum de qualquer gestor ou empresário indica que esta pergunta é quase “académica” e que nada de útil augura na procura diária de uma vantagem competitiva face à concorrência.

Então, como se podem cometer os erros e falhas tão básicas? Como é que as empresas ainda não se tenham apercebido que o único elemento do marketing que está a crescer desde há 10 anos ininterruptamente é a Internet e que com isso estamos numa fase de híper-concorrência em que não basta ter uma “brochura” online para uma experiência mediana (se tanto!) de utilização?

Se o seu próprio conhecimento empírico não lhe é suficiente, se os estudos da Forrester não o convencem veja também o que já falamos sobre as Empresas Digitais e a sua maturidade.

Está provado cientificamente que uma empresa com maior maturidade digital apresenta em média melhores resultados nas vendas e nos resultados empresariais.


Autor: Bruno Santos

Partilhe
Data: 27 de Agosto de 2013
Tema: Marketing
Comente Campos Obrigatórios *
Nome *
Email *
Comentário *
Li e aceito os termos e condições do Blog Dual Up *
Chave de segurança282
Chave de segurança:
*
* Este site respeita o novo acordo ortográfico